Investir para reduzir os custos

Todo o empreendedor visa lucrar e para isso a redução de custos está sempre no foco. Em momentos de economia instável este assunto acaba sendo ainda mais delicado e muito discutido.

Acontece que depois de cortar as tradicionais despesas a redução de custos começa a ser mais complicada e chega a implicar em investimentos que são confundidos com custos e geram muita discussão.

Considero que podemos classificar em três níveis de redução de custos:

  1. Tradicional: Reduzir custos reduzindo as despesas “tradicionais” – telefonia, energia elétrica, cafezinho, etc…
  2. Delicados: Neste nível começam as reduções de despesas com folha de pagamento, estoques, tributos e outros que requerem mais atenção e ferramentas, como sistemas de gestão integrados e consultores tributários, mas ainda são tarefas conhecidas, apenas que eventualmente requerem “ajuda” de especialistas.
  3. Complexos: Aqui se faz necessária a avaliação da relação custo-benefício da ação, avaliando o impacto no orçamento, no fluxo de caixa, nos riscos de não dar certo e no investimento que eventualmente se faz necessário. Poucas empresas possuem estrutura para desenvolver uma análise dessas e muitas vezes toma decisões “no risco” e “no achometro”.

A falta de credibilidade e incerteza no futuro fazem os empreendedores limitarem seus investimentos e os fazem considerar “elevados os custos para reduzir os custos”, ofuscando a realidade que ao investir de forma correta os custos serão reduzidos de tal forma a permitirem aumento rentabilidade assim como no volume de negócios – não podemos permitir chamar de “custo” o “investimento” feito para aperfeiçoar os processos produtivos, administrativos e financeiros.

Quando digo processos em nível de eficiência máxima não estou apenas citando processos de produção industrial, mas também processos administrativos. Em 2011 entrei numa loja da Apple nos EUA (auge da febre em Ipad, Ipod, Iphone, Ixxxx) e constatei uma loja onde os vendedores efetuavam as vendas numa eficiência incrível. Para testar cheguei num balcão onde via os produtos funcionando, o vendedor perguntou se eu queria alguma explicação, e apenas solicitei uma configuração específica; prontamente ele me informou o custo do que eu queria e adicionais que eu poderia escolher, feita a seleção ele com um Iphone, pediu meu cartão de crédito e a forma de pagamento e em seguida saiu debaixo da mesa um papel que era o comprovante fiscal e com ele passei num balcão para retirar meu pedido pronto e embalado, e o entregador pergunto se eu estava satisfeito e se queria mais alguma ajuda ou orientação no uso do equipamento… não levei 10min para fazer a compra! E quando saí da loja o vendedor já estava pegando outro papel debaixo do balcão, relativo a outra venda… Não é à toa que a Apple é uma das empresas com os melhores resultados no mundo… A Apple investiu pesado para ter essa estrutura, mas essa eficiência competitiva se associou à marca e certamente compensou face às margens de lucro que permitiram alcançar.

Em matéria recente publicada no portal Exame.com intitulado “Pesquisa revela perfil da indústria 4.0 no Brasil” o artigo encerra com a frase “Para 66% das empresas, o custo de implantação é a principal barreira interna à adoção de tecnologias digitais”; quero eixar claro que concordo que o investimento necessário para a adoção de tecnologias digitais é elevado e não possui incentivos interessantes se comparado a outros países, mas isso pode ser contornado com um bom plano de negócio que permita adequar o desembolso com o retorno. O Brasil é reconhecido como um berço de criatividade e muitos empreendedores conseguiram superar essas dificuldades. É preciso arrojo, mas baseada em planejamentos bem elaborados.

A GHERPELLI Consultoria assessora no desenvolvimento de planejamentos empresariais que permitem aos empreendedores acompanharem o resultado de suas ações a médio e longo prazo, reduzindo os riscos e permitindo ajustes de conduta antes que seja tarde. Faça um contato conosco para avaliarmos juntos como buscar a eficiência competitiva para seu empreendimento.

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