Gestão financeira

Conceituando a gestão financeira

A área financeira deve se relacionar com todas as áreas da empresa e participar das decisões que afetam o lucro e a disponibilidade de caixa.

O conceito de que o financeiro somente cuida do caixa está ultrapassado e isso deve ser ajustado na cultura das empresas.

A contribuição que é esperada da área financeira envolve, não somente, mas principalmente:

  • Relatórios gerenciais
    • Análises de custo e desempenho
    • Índices de produtividade
    • Retorno de investimentos
    • Rentabilidade de produtos e unidades de negócios
  • Projeções financeiras - fluxo de caixa e orçamentos
    • Previsão de caixa
    • Controle de caixa
  • Avaliação de investimentos
    • Planos de expansão
    • Novos produtos

Sintoma: "Falta de dinheiro"

O sufoco no caixa nem sempre representa que a empresa está mal, é necessário avaliar a capacidade de gerar caixa e de gerar lucro.

O diagnóstico é necessário para poder avaliar corretamente o problema e suas origens e poder encaminhar soluções.

Após o diagnóstico e iniciando nossa assessoria será avaliado se os gestores conseguem medir o impacto de suas decisões quanto a gerar caixa e lucro para a empresa, já que este é o cenário que sempre deve ser o foco da administração.

O empresário pode estar investindo além da sua capacidade, vendendo a prazos mais longos do que está conseguindo nas suas compras, tudo deve ser considerado e ajustado de forma a garantir a saúde financeira da empresa.

 

 

Comments are closed